terça-feira, 25 de maio de 2010

12 - Construção Sustentável

Um vídeo muito interessante mostrando um projeto de construção sustentável baseado na reciclagem de resíduos utilizados em siderúrgicas, mostrando como é feito o concreto reciclado que eles utilizaram.

Construção Sustentável





A moderna Construção Sustentável é um sistema construtivo que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras.A Construção Sustentável faz uso de ecomateriais e de soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (água e energia elétrica), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usuários. Esse tipo de construção nunca é intuitiva. Mesmo quando emprega produtos ou processos artesanais (por ex. paredes de adobe ou taipa de pilão), o faz conscientemente, buscando o sucesso ambiental integral da obra, e não apenas uma construção.Trata-se de um modelo diferente da Construção Ecológica ou Natural, que, grosso modo, pode ser definida como aquela que permite a integração entre homem e natureza, com um mínimo de alteração e impactos sobre o meio ambiente. A construção ecológica, à maneira das habitações de outros seres vivos (castores, abelhas, formigas), usa recursos naturais locais de maneira integrada ao meio e, quase sempre, instintiva e intuitivamente. É o caso das habitações indígenas, das construções de terra pré-islâmicas nos países árabes e dos iglús, dos esquimós. Esse tipo de habitação ?que ainda responde por mais da metade das habitações no planeta- é praticamente impraticável nos modernos centros urbanos, onde a heterogeneidade de povos e culturas e o estilo de vida e produção exigem materiais oriundos de lugares distantes e uma construção civil executada por profissionais da área.Como denominador comum, construção sustentável e ecológica têm o fato de gerarem habitações que preservem o meio ambiente e de buscarem soluções locais para problemas por elas mesmas criados. A Construção Sustentável difere da Ecológica por ser produto da moderna sociedade tecnológica, utilizando - ou não - materiais naturais e produtos provenientes da reciclagem de resíduos gerados pelo seu próprio modo de vida.

Fonte: http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=6219

Eventos

Para quem quiser se informar mais, que queira participar de eventos que envolvam construção sustentável, segue abaixo alguns que irão acontecer no ano de 2010.

http://www.construcaosustentavel.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=368&Itemid=456&lang=ptWorkshop - 23 de setembro de 2010 em Lisboa

http://www.cebds.org.br/sustentavel/ - 31 de agosto de 2010 no Rio Grande do Sul

http://www.gbcbrasil.org.br/pt/index.php?pag=cursos_detalhes.php&cod=133 - 10 de junho de 2010 em Curitiba

http://www.gbcbrasil.org.br/pt/index.php?pag=cursos_detalhes.php&cod=137 - 17 de junho de 2010 em Fortaleza

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Meio Ambiente - Educação e Consciência Ambiental




Um vídeo para que as pessoas possam se conscientizar do que pode está fazendo com o meio ambiente, ou seja, com o mundo. Espero que siva de alerta para que ocorra o desenvolvimento sustentável não só do meio ambiente mais como um todo. Podemos está destruindo espécies que por nossa causa fiquem em extinção. Devemos cuidar o que temos de melhor, aprender a dar valor, porque cada elemento que compõe o meio ambiente tem uma beleza que vale a pena admirar.



A charge mostra que a engenharia civil pode causar danos ao meio ambiente, sendo uma verdade para todos os cidadãos. Ultimamente nas construções há uma preocupação com o meio ambiente e eles etão querendo mudar o modo como trabalham e o meio ambiente começará a fazer parte desses projetos. A charge servirá como um momento de reflexão e um aspecto para uma mudança que irá contribuir para todos.

Novidades na gestão sustentável das construções




O objetivo do vídeo acima é mostrar o que podemos fazer para construir de maneira menos agressiva.

Em Movimento - Resíduos da Construção Civil - 18/10/2008



O vídeo acima irá mostrar um pouco do que se pode fazer com os entulhos, materiais utilizados nas contruções para que não afetam o meio ambiente.

Sustentabilidade ambiental

Nos sites abaixos aparcem notícias, artigos, informações para que vocês leitores possam tirar as dúvidas e que saibam mais sobre os assuntos tratados no blogger.

Construção Civil e meio ambiente - http://www.feciv.ufu.br/palestras/Palestra3.pdf

O Engenheiro e o Desenvolvimento Sustentável -http://www.ufpi.br/mestambiente/arquivos/file/dissertacao/2004/mairla_meneses/Cap%EDtulo%206.pdf

Implicações entre Construção Civil e meio ambiente - http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0616.PDF

Sustentabiliade ambiental na Engenharia Civil

Segue apenas uma parte da notícia, para ficar mais informado está abaixo o link do site.

Portanto, como podemos aplicar a sustentabilidade ambiental em empreendimentos? O empreendimento mais do que simplesmente favorável à natureza, tem que estar enquadrado no conceito de sustentabilidade, é preciso que ele esteja enquadrado em alguns parâmetros básicos. São eles: Ser ecologicamente correto; ser economicamente viável; ser socialmente justo e ser culturalmente aceito.Assim empreendimentos que se baseiem nessas premissas e que estejam enquadrados no conceito de sustentabilidade devem ser capazes de impactar positivamente os grupos humanos por ele afetados; imediatamente e no futuro. Através da interligação entre esses empreendimentos e a qualidade de vida das pessoas afetadas por eles, podem ser observadas através do uso racional dos recursos ambientais e com o trato dos resíduos decorrentes da implantação do referido empreendimento sustentável .
Assim, cabe as agências reguladoras governamentais estabelecer e fiscalizar os parâmetros que enquadrem esses empreendimentos dentro do conceito de sustentabilidade. Trabalhando, juntamente com a iniciativa privada, para que o impacto causado por esses empreendimentos e pelos resíduos gerados nas obras de construção civil e no funcionamento posterior do projeto sejam os mínimos possíveis.É muito importante que as próprias agências e a população em geral sejam capazes de dar preferência aos empreendimentos que sigam as práticas e determinações da aplicação do conceito de sustentabilidade. Assim, criam-se as forças necessárias para reunir condições favoráveis para a criação, o fomento e a consolidação de uma visão empresarial mais consciente e atenta para as questões ligadas ao meio ambiente e ao impacto de seus empreendimentos nele. Antes de tornar-se um impeditivo; o conceito de sustentabilidade tem tudo para tornar-se um aliado poderoso na venda dos empreendimentos e na construção de uma imagem positiva para as empresas que adotarem essa visão. O grande entrave para a criação dessa “visão sustentável” no setor de construção civil é a enorme dificuldade em relação aos custos, ainda elevados, de determinados elementos que permitirão o enquadramento do empreendimento no conceito de sustentabilidade. Essas dificuldades podem criar na mente do empresariado, a errônea idéia de que, se elevar seus custos de construção, os possíveis benefícios advindos do enquadramento do empreendimento no conceito de sustentabilidade não serão suficientes para proporcionar uma recuperação rápida do capital investido ou mesmo, gerar um prejuízo final.

Texto retirado do site: http:www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/conceito-sustentabilidade-empreendimentos-construcao-civil/